sábado, 2 de abril de 2016

Muro de arrimo e Terraplanagem!

Quando compramos o terreno não imaginávamos que iria precisar de um muro de arrimo. Já que olhando o desnível parecia tão pequeno. Só descobrimos quando fomos entrevistar os pedreiros e começaram a explicar sobre o muro. O financiamento da caixa não cobre a construção do muro, então tivemos que fazer com recurso próprio. 
Iniciamos a construção depois que o engenheiro da caixa fez a vistoria e deu o "ok" para a caixa iniciar nosso processo de financiamento. 

O primeiro passo foi fazer a limpeza do lote: 

As fortes chuvas de janeiro causaram uma erosão, deu trabalho para o tratorista! 


Mas ficou um trabalho bem feito. 


O serviço custou 400 reais.

E depois instalaram o poste e começou a construção do muro.

Gastamos 870 reais para instalação do poste.


Também foi feita a ligação provisória da água.


Os pedreiros levaram 2 semanas para construir e impermeabilizar o muro. Achei que saiu bem caro 5 mil reais, só em materiais! 


 Nesta foto já tinha finalizado a terraplanagem. Foram necessários 15 caminhões de terra para nivelar o terreno. Gastamos 1650 reais. 

Até essa fase gastamos R$10.520,00. E ainda nem tinha começado a obra.  No próximo post será sobre a primeira semana da obra. 



5 comentários:

  1. Olá! Vim retribuir sua visita, e aproveitar para conhecer seu blog,adorei seu projeto será uma bela casa,lendo seu post lembrei que também gastamos por volta de 10 mil reais de aterro e muro.Sucesso na sua empreitada bjinhos http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. No meu caso teria que colocar no mínimo 80 caminhões de terra .. Resolvi fazer o alicerce reforçado e usar laje, pois assim ganhei um porão de 70 metros quadrados e não corro o risco da terra afundar com o tempo, pois por mais que vc faça a compactação ela na verdade demora 10 anos para tomar a forma definitiva no meu caso , pois tinha partes que estava dando 1,50 de altura .No final saiu até mais barato e com mais segurança .. Parabéns ! Sua casa está ficando linda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Edson. Ótima ideia do porão. Até pensei nisso, mas não levei a ideia pra frente devido à dificuldade de drenagem da água pluvial para rua. Optei por aterrar mesmo sabendo dos riscos.

      Excluir